quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Parceria PTPassatempos

O blog tem o prazer de apresentar uma nova parceria com o célebre site de passatempos PTPassatempos. Com esta parceria pretendemos a divulgação dos nossos passatempos para chegar a ainda mais leitores e fomentar tanto o trabalho aqui no blog como o excelente trabalho levado a cabo no PTPassatempos. Esperamos que esta parceria seja proveitosa para ambos!

Para visitarem o site PTPassatempos basta clicarem no seguinte link: Passatempos.


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Excertos de...A Vida de Pi (2)


É de salientar os últimos 5 elementos da lista, na segunda imagem.

Hilary Mantel conquista Costa Book Award of the Year

É a primeira vez que um autor vence o Booker e o antigo Whitbread com o mesmo romance

A britânica Hilary Mantel volta a surpreender, ao adicionar o Costa Book Award of the Year (antigo Whitbread) ao Man Booker. É a primeira vez que um autor vence os dois prestigiados prémios no mesmo ano com o mesmo romance – Bring Up the Bodies. No espaço de três meses, a autora de Wolf Hall, conquistou, ambos pela segunda vez, o National Book Award na categoria ‘Autor do Ano’ e o Man Booker. O novo romance vai ser publicado pela Civilização esta Primavera. 

“Não vou pedir desculpa, mas vou dizer obrigado. Não estou arrependida, estou feliz, e vou tratar de assegurar que escrevo mais livros merecedores de prémios”, garantiu Mantel na cerimónia de entrega deste importante prémio literário, ontem, em Londres. 

A decisão do júri, que incluiu a entrega de um cheque de 30 mil libras (cerca de 35 mil Euros), foi unânime. Segundo afirmou a sua presidente, Jenni Murray, “não podíamos permitir que o número de vezes que [este romance] foi laureado afectasse a nossa decisão. Foi simplesmente o melhor livro”.

Em outubro, Hilary Mantel fez história ao ser o primeiro autor britânico – e a primeira mulher – a receber duas vezes o Prémio Man Booker e o seu livro, Bring Up the Bodies, ser a primeira sequela a vencer a prestigiada distinção literária nos seus 43 anos de história. O romance Wolf Hall, em 2009, e agora Bring Up the Bodies, a publicar em 2013, são dois títulos com a chancela da Civilização.

Na cerimónia de entrega do Man Booker, em outubro, ironizou: “Não sei. Espera-se vinte anos pelo Prémio Booker e, de repente, surgem dois ao mesmo tempo”. O romance premiado, Bring Up The Bodies, que tem merecido óptimas críticas por parte da crítica internacional, é um romance sobre a queda de Ana Bolena vista pelos olhos de Thomas Cromwell, o ambicioso primeiro-ministro de Henrique VIII. Segundo o júri, este livro é ainda mais impressionante que o seu antecessor, Wolf Hall, vencedor do mesmo prémio em 2009.

Hilary Mary Mantel, escritora e crítica literária britânica, nasceu em Derbyshire (Inglaterra) em 1952. Com mais de uma dezena de obras publicadas, Hilary Mantel foi já distinguida com diversos prémios e condecorações ao longo da sua carreira. Em 1987 venceu o Shiva Naipaul Memorial Prize; em 1990 venceu o Southern Arts Literature Prize, o The Cheltenham Prize e o Winifred Holtby Memorial Prize pelo seu livro Fludd. Ainda na década de 1990, a autora ganhou o Sunday Express Book of the Year e o Hawthornden Prize. 

Em 2006, Hilary Mantel foi finalista do Commonwealth Writers Prize (Eurasia Region, Best Book) e do Orange Prize for Fiction com o livro Beyond Black.


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Caricaturas Escritores (9)

A caricatura de hoje é muito fácil mas achei-a tão exagerada e engraçada que não podia deixar de a postar aqui.

Alguém arrisca o seu palpite? Boa sorte!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Aquisições da Semana (10)

Aqui está mais uma edição das Aquisições da Semana e desta vez a horas! Estou bastante satisfeito com os livros que adquiri. Todos sem gastar um único euro. Aqui vai:



Quanto aos dois primeiros deposito grandes esperanças na sua leitura e estou ansioso por começar. O da Penelope Lively será a segunda tentativa de uma autora que não me convenceu aqui. Relativamente ao livro de Francisco Salgueiro, não conheço o autor e irei abordar a leitura de forma aberta e despretensiosa.

E vocês, algum livro vos chegou esta semana? Contem-me as vossas aquisições :)

Passatempo - O Diplomata de Vasco Ricardo

Recordam-se da surpresa que vos falei na opinião ao um livro aqui? Pois bem, o blog em parceria com o autor Vasco Ricardo tem para oferecer um exemplar do seu livro O Diplomata para o participante que responder acertadamente às questões apresentadas e completar os campos correctamente.


Sinopse
Gabriel é um político norte-americano de topo que possui uma família perfeita e uma reputação imaculada. Contudo, por detrás da sua figura exemplar, um outro homem emerge. Violento, frio e calculista, Gabriel parte em busca de algo e não parará enquanto não for bem sucedido.

Regras do Passatempo:
-O Passatempo tem início hoje e são aceites participações até ao dia 10 de Fevereiro de 2013.
-Obrigatório clicar "gosto" na página de facebook do autor aqui (quem não tem facebook deixe a informação nesse campo de resposta).
-O vencedor é escolhido aleatoriamente.
-Apenas é permitida uma participação por morada.
-Vencedor contactado via e-mail.
-Seguidores do blog cujo nick coincida com o de seguidor do blogue contam como participação dupla.
-O blog não se responsabiliza pelo extravio dos livros.

Terminado

sábado, 26 de janeiro de 2013

Resultado Passatempo À Procura de Sana de Richard Zimler


O blog em parceria com o autor Richard Zimler e a editora D. Quixote tinha para oferecer um exemplar do livro À Procura de Sana. O vencedor é:


O número 112,  Rafaela Luísa Ribeiro
Parabéns à vencedora que será contactada em breve!


Resultado Passatempo Afonso Henriques - O Homem de Cristina Torrão


O blog em parceria com a autora Cristina Torrão tinha para oferecer um exemplar do livro Afonso Henriques - O Homem de Cristina Torrão a um dos participantes que respondesse correctamente às questões e completasse os campos de forma correcta. Dentro de 200 participações, o vencedor é:


O número 149,  Helena Braga.
Parabéns Helena, será contactada para confirmar os teus dados!


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Caricaturas Escritores (8)

E qui está mais uma edição da rubrica que tanto gostam. Desta vez temos uma caricatura que remete aos meus momentos de infância como leitor. A caricatura é:


E que tal, alguém arrisca um palpite? 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Parceria Civilização Editora

O blog tem o prazer de anuncia uma nova parceria com a editora Civilização. Estou muito grato pela oportunidade e espero que seja rentável para ambas as partes. Esta parceria será maioritariamente de divulgação de conteúdos com a hipótese de realização de alguns passatempos.


O que vos parece esta parceria? Estão tão entusiasmados quanto eu?

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Excertos de ...(1) A Vida de Pi


Opinião - O Diplomata de Vasco Ricardo

Conheci o autor Vasco Ricardo através de opiniões muito favoráveis que li em alguns blogs que sigo e respeito. Após conversar com o autor este muito amavelmente disponibilizou um exemplar do seu mais recente livro, O Diplomata, para análise no blog e para outro fim que será revelado em breve. As expectativas eram altas e aqui vai a minha opinião.

Começamos pelo aspecto visual. A primeira coisa que vi quando me deparei com este livro foi a extraordinária capa. Um desenho espectacular, com a possível imagem do protagonista, brinda-nos aumentando as expectativas ainda mais. As cores muito bem conjugadas deixam transparecer qual o estilo da escrita e o rumo que a leitura levará. Após demonstrar o meu agrado relativamente ao design da capa ao Vasco, este informa-me que o seu irmão, ilustrador profissional, é o autor.  Parece que o talento, em diferentes vertentes, é de família. Para os curiosos não deixem de visitar o seu site de ilustrador e deliciem-se com as obras de arte aqui.

Relativamente ao conteúdo do livro, este destaca-se de tudo o que leio habitualmente. É um policial/ thriller com muita conspiração e suspense à mistura que obriga a que o livro seja lido num fôlego. A personagem principal é Gabriel (lido com sotaque americano), Secretário de Estado dos EUA. Gabriel é um homem influente com uma família de sonho com 2 filhos e uma mulher que deixa todos os homens de queixo caído. No entanto, Gabriel vive uma espécie de vida dupla cujas razões apenas surgem quando o enredo já vai bem avançado. A estrutura do livro divide-se alternando em metade dos capítulos a perspectiva de Gabriel e dos seus planos e na outra metade a perspectiva de uma criança sofredora que juntamente com a sua família vive momentos de dor e angústia. A identidade dessa criança é apenas revelada nos últimos capítulos onde todos os pormenores se começam a encaixar. Durante toda a narrativa é visível as duas personalidades do protagonista. Quando em contacto com a família, Gabriel é um homem dócil e dedicado com orgulho do que construiu no cerne da sua vida pessoal. No entanto, quando em contacto com os seus inimigos, Gabriel assume uma postura obscura e calculista. Estas duas personalidades tão vincadamente distintas são um aspecto muito positivo que retiro deste livro. Até ao final Gabriel vai alimentando os seus desejos de vingança e o livro acaba deixando a sensação de que faltou algo por dizer. Quando o leitor procurava alguma espécie de encerramento, o livro acaba.

Este é um livro que pedia talvez o dobro das páginas para desenvolver mais as personagens. A personagem de Gabriel merecia uma profundidade maior assim como os relatos da infância de uma criança maltratada poderiam ter sido mais explorados. Também os vilões e as suas características mereciam descrições mais pormenorizadas. O livro está no entanto bem estruturado e é fácil de seguir o fio condutor e os caminhos por onde somos transportados.

Em suma, foi uma leitura que me agradou bastante. Sem ser uma obra de arte, é um livro bem escrito. Estou muito curioso para o que poderá vir e para os próximos trabalhos de Vasco Ricardo.

Recomendo!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Passatempo Letras No Ocaso de Pedro de Sá

O blog em parceria com o autor Pedro de Sá tem para oferecer um exemplar do livro Letras no Ocaso. Para seres o vencedor deste exemplar basta responder acertadamente às perguntas e preencheres os restantes campos correctamente.


Sinopse

Embora escreva no silêncio, e sempre de madrugada (sou incapaz de escrever de dia), procuro aproximar o ritmo da prosa ao de uma composição melódica. Por exemplo, o "Olhei para Trás e Sorri…" assemelha-se a um Adágio. Uma história de amor idealizada até a um Absoluto. Já o meu 2º livro ("Queria Rever o teu Rosto ao Entardecer") tem como elemento catalisador da acção uma música (o Stairway to Heaven, dos Zed Zeppelin).
A personagem central encontra-se na fila de trânsito diária, para o seu local de trabalho e, de repente, aos primeiros acordes desta extraordinária canção, mergulha no rio da memória, e relembra os quatro dias de uma viagem. No fundo, uma viagem iniciática.
Actualmente, tenho-me ocupado com outro género literário: as crónicas. É curioso, ao redigir as crónicas, também me habitam melodias, desde, por exemplo, Yann Tiersen, a Leonard Cohen. Como se o ritmo das palavras fosse uma transposição paradigmática de uma melodia. Porque, no fundo, o sentir é sempre individual, quer das palavras, quer da música. E dessa individualidade brota o diálogo que edifica a caminhada da arte. Por conseguinte, como escritor, a alteridade é um valor supremo. Jamais procuro condicionar a interpretação de um leitor, num determinado sentido. O que anteriormente escrevi é, apenas, a minha visão das coisas. Nada mais!

Sobre o autor

Pedro de Sá é professor de Filosofia do ensino secundário. Desde muito cedo, sentiu o apelo encantatório dos livros. De Tolstói a Dostoiévski, de Kundera a Márai, muitas são as obras que o formaram enquanto homem. E também autores nacionais, sobretudo Pessoa e Vergílio Ferreira.

Regras do Passatempo:

-O Passatempo tem início hoje e são aceites participações até ao dia 5 de Fevereiro de 2013.
-O vencedor é escolhido aleatoriamente.
-Apenas é permitida uma participação por morada.
-Vencedor contactado via e-mail.
-Seguidores do blog cujo nick coincida com o de seguidor do blogue contam como participação dupla.
-O blog ou o autor não se responsabilizam pelo extravio dos livros.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Opinião Anel de Areia de Penelope Lively

Escolhi adquirir este livro pois foi vencedor do Man Booker Prize e vejo nesse prémio alguma garantia de qualidade. A minha experiência em vencedores deste prémio tem sido muito positiva com livros como o Tigre Branco de Aravind Adiga a impressionarem-me bastante. É com alguma tristeza que revelo que no entanto este livro de Penelope Lively não me convenceu. Bem sei que não se julga um livro pela capa mas olhando para a capa deste livro nunca o compraria na medida em que se assemelha a um género de livros pelos quais não sou aficionado. No entanto, tendo a oportunidade de adquirir este livro sem qualquer custo (WinkingBooks), decidi adquiri-lo.

Este livro foca-se na história de Cláudia Hampton que decide, pretensiosamente, contar a história do mundo complementando-a com a sua história de vida e a sua experiência. Vive-se um ambiente de guerra no Egipto. Mais propriamente a II Guerra Mundial. Vive-se dor e tristeza. Os acontecimentos são muitas vezes lentos e a narrativa demora a iniciar conjugando o que poderia ter sido uma boa ideia com um ligeiro aborrecimento nas palavras. As relações amorosa comuns e pouco originais são também muito abordadas neste livro. Triângulos amorosos, ciúme, trabalho. Amor, tristeza, confusão. Relações disformes entre família. Estes são alguns elementos neste livro que largo com bastante desilusão. No entanto, não quer isto dizer que fica excluída uma segunda oportunidade a uma autora da qual já ouvi dizer muito bem.

Sinceramente, não recomendo, mas estou muito curioso em poder ouvir/ler uma opinião diferente.

Aquisições da Semana (9)

Infelizmente ontem (Domingo) não consegui escrever este post mas aqui estão as (muitas) aquisições da semana! Entre livros de editoras, autores e WinkingBooks, esta semana adquiri mais livros do que esperava. Sem mais demoras, aqui vai:





O que acharam? Algum lhes desperta interesse? E vocês, que livros receberam esta semana?

Resultado Passatempo Percepção de Sara Farinha


O blog em parceria com a autora Sara Farinha tinha para oferecer um exemplar do livro Percepção. Neste passatempo registámos um excelente número de 203 participações! Após escolher aleatoriamente o vencedor, este é o resultado:


E o vencedor é o número 183, Isabel Almeida! 
Parabéns Isabel, em breve terás um novo livro na caixa de correio!

sábado, 19 de janeiro de 2013

Caricaturas Escritores (7)

Aqui está mais uma edição da rubrica de que tanto gostam! Penso que desta vez não irão adivinhar tão facilmente mas não tenham vergonha e tentem a vossa sorte!
A caricatura de hoje é:


Alguém sabe quem é este escritor? Boa sorte!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Amor e Liberdade de Germana Pata-Roxa de Fernando Évora

Opinião:
Gosto muito de livros de contos. Acho que já o tinha dito aqui e se sim, volto a dizer. Aprecio bastante este género literário e é difícil para mim entender a desconfiança dos leitores relativamente a este tipo de livros. Inclusive, há uns tempos, vi uma entrevista creio que na RTP2 a Nuno Camarneiro (vencedor do Prémio Leya) onde este referia que ao entregar um novo livro de contos à sua editora, esta pediu-lhe que reconsiderasse em transformá-lo num romance na medida em que livros de contos "em Portugal não funcionam". Podem não ter sido estas as palavras exactas mas a ideia fundamental é esta. Como eu estava a dizer, gosto muito de livros de contos. E gostei muito deste livro de Fernando Évora. Já há muito que ouvia falar do autor e lia sobre ele na blogosfera e quando surgiu a possibilidade de fazer uma pequena parceria com ele não hesitei. O passatempo para ganhar este livro já terminou, podem ver o vencedor aqui.

Ao ler este livro senti que este era um livro de recordações. Mesmo que as ideias e histórias aqui não sejam todas realidade, senti como se algumas das páginas fossem descrições de memórias antigas. O que me transportou para essa realidade foram alguns elementos chave do quotidiano de um cidadão que inevitavelmente estão presentes na nossa vida. Alguns exemplos são as nossas vivências aquando do tempo da nossa infância na escola. Colegas esquecidos na memória que reaparecem quando menos esperamos. Até a simples preferência por um clube de futebol (neste caso o Benfica) me pareceu genuína embora não conheça as preferências clubísticas do autor. Os sentimentos aqui demonstrados por diversos tipos de intervenientes deste livro são fáceis de identificare associar com situações que vivemos realmente na nossa vida. É no entanto de louvar a criatividade do autor na descrição dos mais pequenos pormenores de situações quotidianas que nem sempre estão tão presentes nos livros.
No entanto, neste livro não se sente apenas um sabor de recordações. No primeiro conto, sente-se um sabor de futuro. Um futuro negro e "inundado" de más decisões e maus governantes. Governado por aqueles que não o deveriam fazer (talvez neste ponto não seja assim um pensamento tão futuro).

Na escrita de Fernando Évora sentimos a pele do povo. Sentimos a pele da população humilde. É uma linguagem simples, despretensiosa e acolhedora que nos faz sentir bem ao lê-la mesmo que o tema seja mais ou menos feliz. É um escritor ao qual planeio voltar em breve, estando muito curioso com o livro No País das Porcas-Saras.

Recomendo!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Nova Parceria Editora Sinais de Fogo

O blog tem a parceria de anunciar uma nova parceria com a editora Sinais de Fogo. O interesse na parceria foi grande de ambas as partes e esperamos rentabilizar ao máximo esta parceria. Esperem novidades em breve, incluindo Passatempos!


E vocês, o que acham desta parceria? Algum título da editora que vos pisque o olho?

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Caricaturas Escritores (6)

E para esta edição da rubrica Caricaturas de Escritores temos um escritor de quem gosto muito que lançou há pouco tempo um novo livro.
E a caricatura de hoje é:


E então, alguém arrisca e tenta adivinhar? Quem acham que é?

Passatempo História Prodigiosa de Portugal - Mitos e Maravilhas de Joaquim Fernandes

O blog em parceria com o autor Joaquim Fernandes e com a editora Quidnovi tem para oferecer um exemplar do livro História Prodigiosa de Portugal - Mitos e Maravilhas. Para seres o vencedor basta responder acertadamente às questões e preencher correctamente os campos obrigatórios.


Sinopse
Diante do leitor abre-se a história de um Portugal profundo, descoberto nas fundações mais arcaicas da sua alma, que o pudor das narrativas historiográficas comuns geralmente omite. Um país formatado pelos enlaces com o sobrenatural, os compromissos com o milagroso, as alianças com o maravilhoso e o fantástico. Um país onde se revelam episódios de uma vida coletiva, mentalmente organizada em torno de mitos, crenças e lendas, que orientaram muitos dos atos políticos ao longo dos séculos, da pré- nacionalidade ao século XVIII. É por tudo isto a descoberta de um país ligado aos céus, mas piscando sempre um olho aos infernos…
Este livro torna-se uma espécie de libelo "acusatório" que elenca as deficiências e fraquezas da "lusitana gente", a sua excessiva sacro-dependência e credulidade para-religiosa e o predomínio da emoção sobre a acção, que estão nos alicerces das nossas crises coletivas, como a do presente. Este inventário de "prodígios" transporta do passado os ingredientes essenciais que sustentam o Portugal do presente: visto ao espelho, melhor nos revemos nas nossas debilidades estruturais, nas tragicomédias do actual quotidiano.
Uma visita guiada aos subterrâneos do inconsciente coletivo que promete prosseguir numa próxima viagem à nossa época contemporânea, prometida para o segundo volume de História Prodigiosa de Portugal: Magias e Mistérios.

Sobre o autor
Joaquim Fernandes é professor na Universidade Fernando Pessoa e co-fundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC). É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e mestre em História Moderna. Doutorou-se em História, com a tese "O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa - do fim da Modernidade até meados do século XIX", a primeira no seu género a ser apresentada numa universidade portuguesa e europeia.


Regras do Passatempo:
-O Passatempo tem início hoje e são aceites participações até ao dia 31 de Janeiro de 2013.
-O vencedor é escolhido aleatoriamente.
-Apenas é permitida uma participação por morada.
-Vencedor contactado via e-mail.
-Seguidores do blog cujo nick coincida com o de seguidor do blogue contam como participação dupla.
-O blog não se responsabiliza pelo extravio dos livros.

Terminado

Resultado Passatempo Nas Teias do Poder de Fernando Gil Teixeira


O blogue em parceria com a Chiado Editora tinha para oferecer um exemplar do livro Nas Teias do Poder do jovem Fernando Gil Teixeira. Com 171 participações válidas, o vencedor é:

O número 17, António Pereira Silva


Parabéns António! Tens um mail na tua caixa de correio para que confirmes os teus dados!
Quanto aos restantes, não desanimem! Terão novas oportunidades de participar e ganhar excelentes livros!


Resultado Passatempo A Mentira Sagrada de Luís Miguel Rocha


O blog em parceria com o autor Luís M. Rocha tinha para oferecer um exemplar do seu livro A Mentira Sagrada. Infelizmente o contacto com o autor tornou-se impossível porque deixei de receber quaisquer respostas suas. Tenho no entanto a certeza que o autor tem as suas razões e que se tudo correr posteriormente explicará quais as razões da ausência de respostas. Contudo, não fiquem tristes, porque eu mesmo fui a uma livraria e adquiri um exemplar do livro para oferecer ao vencedor. E sem mais demoras, o vencedor, dentro das 212 participações válidas, é:

O número 107, Rodrigo Costa


Parabéns Rodrigo! Tens um email na tua caixa de correio para confirmares os teus dados.
Quanto aos restantes participantes, não desanimem! Temos sempre Passatempos a decorrer e um dia chegará a vossa vez de ganhar!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Estantes Leitores (3)

Nesta terceira edição contamos com as estantes do Nuno Chaves autor do blog Pagina a Pagina que gentilmente me abriu as portas da sua biblioteca pessoal e me enviou algumas fotografias que me deixaram com água na boca e roído de inveja. Não só pela quantidade de livros mas também pela diversidade de autores e géneros, estas são umas estantes para observar com muita atenção. Clicar nas imagens para ver maior e com mais pormenor.
Apreciem:


  

Maravilhosas não são? É neste cantinho que o Nuno se perde em leituras e é também aqui que nasce cada post do seu excelente blog, também referido acima, Pagina a Pagina.
O que acham destas estantes? Identificam algum livro que tenham ou que quisessem ter e ler? Para mim basta um vislumbre rápido para ver alguns livros que me enchem definitivamente as medidas. Mas a escolha é tanta que seria difícil referir apenas um! Dêem a vossa opinião, é muito bem vinda!

E do que estão à espera para enviar as vossas próprias magníficas estantes? Para isso basta enviarem as vossas fotografias para o email oqueoslivrosmedizem.blogspot.com presente na página contacto. Fico ansioso à espera de receber as vossas preciosidades!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

OPINIÃO 1Q84 vol.3 de Haruki Murakami

Termina assim a viagem ao mundo de Murakami nos 3 volumes de 1Q84. Ou será que não? Já ouvi, de várias fontes, que o autor se encontra neste momento em processo de escrita de mais um novo volume de 1Q84, não se sabendo se será o volume 0 ou o volume 4. Como sempre, ficaremos na incógnita até que o autor decida libertar tais informações. Mas vamos ao que interessa.

Ao terminar este livro é necessário respirar fundo e colocar as ideias em ordem. São mais de 1500 páginas divididas em 3 volumes que contra a minha vontade não foram lidos de seguida. Com o facto de o tempo de intervalo entre a leitura dos 3 volumes ter sido algo distante fiquei algo receoso de deixar algum pormenor importante da história perdido na reciclagem da memória. No entanto, durante este terceiro volume Murakami recorda a história ocorrida nos dois volumes anteriores.

Neste livro surge uma nova personagem que se junta a Aomame e Tengo como protagonista. Ushikawa é um excêntrico e estranho detective contratado pela seita religiosa Vanguarda para investigar Aomame e as suas acções contra o líder da seita. Nos capítulos onde Ushikawa é o protagonista (o autor alterna em cada capítulo a perspectiva de cada um dos personagens) o tom da escrita assume um estilo mais policial. Ushikawa possui técnicas apuradas de investigação e mostra-se um hábil espião ao seguir pormenorizadamente os passos de Tengo Kawana. A sua aparência peculiar apesar de causar estranheza naqueles que Ushikawa aborda não o afastam dos seus objectivos.
Enquanto isso, Tengo e Aomame continuam em busca um do outro com o toque das suas mãos aos 10 anos na memória. Aomame, enclausurada num apartamento sozinha à espera que Tengo, absorto nos pensamentos acerca da saúde do seu pai e acerca de Aomame, surja no local onde se vêem duas luas.

Este é o mais romântico dos 3 volumes. É onde o romance entre Aomame e Tengo está mais presente. É onde a linguagem é mais ligeira e muitas das situações fluem numa atmosfera perfumada. Não significa no entanto que este facto retire qualidade ao romance. Murakami é sensível e essa é uma característica conhecida pelos seus leitores, entre outras.

São 3 volumes de desencontros, crime, amor, com o habitual toque de surrealismo característico do autor. A luta entre o bem e o mal onde as fronteiras entre ambos são ténues e a definição acerca de onde se encontram os personagens dentro desses dois campos são por vezes indefinidas.

Aconselho a todo e qualquer leitor a leitura desta obra. É ambiciosa. É notável. Vale a pena.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Passatempo À Procura de Sana de Richard Zimler

E aqui está o segundo passatempo do fim de semana! O blog em parceria com o gentil autor Richard Zimler e com a editora D. Quixote tem para oferecer um exemplar da novíssima edição de À Procura de Sana. Para seres o vencedor basta responder acertadamente às questões apresentadas e preencher os restantes campos correctamente.



Sinopse
Um escritor - o próprio Richard Zimler - encontra, num festival em Perth, na Austrália, uma admiradora, bailarina numa companhia de dança brasileira, que lhe diz que o seu livro O Último Cabalista de Lisboainfluenciou profundamente a sua vida. Depois, o inesperado acontece: a mulher, Sana, suicida-se atirando-se da janela em frente do escritor. 
Zimler torna-se então personagem do seu romance, ao mesmo tempo o investigador e o narrador da enigmática história de Sana. Em Paris encontra Helena, a amiga de infância de Sana, e começa a desenrolar o fio da vida de ambas, uma palestiniana e outra judia, nascidas e criadas em Haifa, quando a convivência pacífica entre as comunidades palestiniana e judia era ainda possível. 
As investigações de Zimler levam-no cada vez mais fundo numa teia de ilusões, crueldade e vingança - e finalmente até ao 11 de Setembro de 2001, quando a tragédia que testemunhou em Perth se consuma.

Sobre o autor
Richard Zimler nasceu em Nova Iorque em 1956. É licenciado em Religião Comparada pela Duke University e mestre em jornalismo pela Stanford University. Vive no Porto desde 1990, onde é professor de jornalismo. Traduziu para Inglês alguns poetas portugueses contemporâneos, entre os quais Al Berto e Pedro Tamen. Em 2002 naturalizou-se português.
Escreveu cinco romances desde 1996, quatro dos quais foram publicados em Portugal: O Último Cabalista de Lisboa - best-seller em onze países, incluindo os Estados Unidos da América, Inglaterra, Itália, Brasil e Portugal - Trevas de Luz, Meia-Noite ou O Princípio do Mundo (Gótica, 2003) e Goa ou o Guardião da Aurora (Gótica 2005), o terceiro livro da série sobre diferentes ramos e gerações da família Zarco de judeus portugueses.


Regras do Passatempo:
-O Passatempo tem início hoje e são aceites participações até ao dia 25 de Janeiro de 2013.
-O vencedor é escolhido aleatoriamente.
-Apenas é permitida uma participação por morada.
-Vencedor contactado via e-mail.
-Seguidores do blog cujo nick coincida com o de seguidor do blogue contam como participação dupla.
-O blog ou o autor não se responsabilizam pelo extravio dos livros.

TERMINADO

Aquisições da Semana (8)

Esta semana foi muito positiva em termos de aquisições. Adquiri um livro cujo meu interesse se baseia em considerar a sua adaptação cinematográfica um dos meus filmes preferidos. Adquiri também um livro de um autor Português de quem gosto muito para substituir uma edição algo danificada que tinha. E adquiri também 2 livros de 2 autores mas que serão ambos entregues a vós, caros leitores. 
As aquisições desta semana foram:


E vocês, que livros adquiriram esta semana? Deixem as vossas aquisições nos comentários :)