Refrescante. Único. Diferente de outro qualquer autor. Ler Haruki Murakami não se assemelha a qualquer outro autor. Copiando de certa forma a frase de Saramago relativamente a Gonçalo M. Tavares, Murakami escreve tão bem que até irrita. Um dos meus predilectos, sem dúvida. As suas obras apesar de geralmente volumosas são obras que se lêem quase num fôlego considerando a estruturação peculiar mas fluída das suas palavras. Este é um daqueles escritores que dizemos que sem dúvida um dia ganhará o Nobel da literatura. Deixarei uma análise mais profunda aquando da publicação da opinião de 1Q84 que surgirá em breve.
Boas leituras.
Não li muito de Murakami (apenas o Retrato do escritor enquanto corredor de fundo, que é um género mais para o autobiográfico), mas, pela amostra, tenho algumas reservas quanto à questão do Nobel. Pelo menos nos próximos anos. Mas, como a Academia sueca é pródiga em surpresas, já não digo nada... :)
ResponderEliminarÉ um autor que vale sem dúvida a pena que se "debruce" sobre ele e se aprofunde na sua obra. Não vejo o Nobel num futuro próximo mas creio que é de facto uma realidade para um futuro mais longínquo, mas claro, apenas umas opinião pessoal.
EliminarBoas leituras caro Carriço :)
É, pelo menos, um dos nomes insistentemente apontados ao prémio. :)
EliminarBoas leituras!