sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Nobel da Literatura 2012


Bom, começo por dizer que apesar de conhecer o autor não conheço a sua obra. Serve isto para dizer que não me irei indignar ou criticar a escolha por estar à espera que ganhasse qualquer outro autor. Não esperava ao contrário de muitos, que fosse Haruki Murakami o galardoado. Apesar de apreciar imenso o autor e ser sem dúvida um dos autores que mais prazer me dá, penso que a academia Sueca não planeia atribuir-lhe esse prémio num futuro tão próximo. 


Quanto ao grande galardoado, Mo Yan, tem apenas uma obra publicada em Portugal pela Ulisseia, Peito Grande, Ancas Largas que está aparentemente esgotada nas livrarias. Esperava este ano a vitória talvez de um autor Norte Americano, talvez Phillip Roth ou Don DeLillo, eternos favoritos. Nunca atribuo grande importância a vencedores de Nobeis nem faço desse prémio uma referência para autores que pretendo ler futuramente. Afinal de contas, há tantos que não ganharam e alegadamente mereceram e outros tantos que ganharam e que alegadamente não mereceram.

Merecido ou não, e será certamente mais merecido o da Literatura do que o da Paz dos últimos anos (inclusive o de este ano) o Nobel está entregue. Esperamos agora pelo próximo e pelas suposiçoes, pelas casas de apostas, pelas indignações e indiferenças.



3 comentários:

  1. Tenho o livro "Mudanças", editado pela Divina Comédia, em casa para ler.
    Conforme eu ver se a escrira de Mo Yan ser apelativa ou nao, eu compro "Peito Grande, Ancas Largas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ultimamente desde que o Nobel foi atribuído tenho ouvido opiniões muito distintas onde uns dizem maravilhas do autor e outros nem tanto. Nada melhor que ler para saber do que se trata :)

      Eliminar