terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Passatempo Letras No Ocaso de Pedro de Sá

O blog em parceria com o autor Pedro de Sá tem para oferecer um exemplar do livro Letras no Ocaso. Para seres o vencedor deste exemplar basta responder acertadamente às perguntas e preencheres os restantes campos correctamente.


Sinopse

Embora escreva no silêncio, e sempre de madrugada (sou incapaz de escrever de dia), procuro aproximar o ritmo da prosa ao de uma composição melódica. Por exemplo, o "Olhei para Trás e Sorri…" assemelha-se a um Adágio. Uma história de amor idealizada até a um Absoluto. Já o meu 2º livro ("Queria Rever o teu Rosto ao Entardecer") tem como elemento catalisador da acção uma música (o Stairway to Heaven, dos Zed Zeppelin).
A personagem central encontra-se na fila de trânsito diária, para o seu local de trabalho e, de repente, aos primeiros acordes desta extraordinária canção, mergulha no rio da memória, e relembra os quatro dias de uma viagem. No fundo, uma viagem iniciática.
Actualmente, tenho-me ocupado com outro género literário: as crónicas. É curioso, ao redigir as crónicas, também me habitam melodias, desde, por exemplo, Yann Tiersen, a Leonard Cohen. Como se o ritmo das palavras fosse uma transposição paradigmática de uma melodia. Porque, no fundo, o sentir é sempre individual, quer das palavras, quer da música. E dessa individualidade brota o diálogo que edifica a caminhada da arte. Por conseguinte, como escritor, a alteridade é um valor supremo. Jamais procuro condicionar a interpretação de um leitor, num determinado sentido. O que anteriormente escrevi é, apenas, a minha visão das coisas. Nada mais!

Sobre o autor

Pedro de Sá é professor de Filosofia do ensino secundário. Desde muito cedo, sentiu o apelo encantatório dos livros. De Tolstói a Dostoiévski, de Kundera a Márai, muitas são as obras que o formaram enquanto homem. E também autores nacionais, sobretudo Pessoa e Vergílio Ferreira.

Regras do Passatempo:

-O Passatempo tem início hoje e são aceites participações até ao dia 5 de Fevereiro de 2013.
-O vencedor é escolhido aleatoriamente.
-Apenas é permitida uma participação por morada.
-Vencedor contactado via e-mail.
-Seguidores do blog cujo nick coincida com o de seguidor do blogue contam como participação dupla.
-O blog ou o autor não se responsabilizam pelo extravio dos livros.

2 comentários: