terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Opinião - Branco de Alberto Silva

Esta foi a primeira vez que li um livro deste autor. Como sabem, gosto de ler, conhecer e apoiar autores Portugueses. Após chegar à conversa com o gentil autor deste livro, o mesmo não hesitou em disponibilizar um livro para opinião no blogue e para algo mais que saberão nos próximos dias (difícil de adivinhar?)

Começando pelo aspecto gráfico do livro deparamo-nos com uma aparência muito negra que nos faz prever o ambiente que iremos viver aquando da leitura. O fundo preto com as letras brancas transportou-me imediatamente para uma atmosfera de sentimentos e acontecimentos fortes. Para além disso, no final do livro, a secção reservada à poesia que se coaduna com o elenco da história está muito bem conseguida mostrando pedaços de natureza nas páginas que separam cada poema.

Relativamente ao enredo, as minhas previsões estavam certas. Este é de facto um livro muito sombrio e que emana uma energia negativa constante. Os sentimentos dos personagens são muito bem explorados e partilhamos a sua tristeza e monotonia do quotidiano. A história inicia-se com um homem confuso acerca do seu paradeiro. Fechado num quarto de paredes nuas, brancas, sente-se desamparado.  Observa ao seu redor quaisquer elementos decorativos que possam denotar as razões da sua estada ali. Penetrando nas suas memórias, a história desenvolve-se com o relato das suas vivências.  

Este é um livro emocionalmente muito exigente. É um livro que nos faz reflectir acerca das pessoas que já perdemos pelas mais variadas razões. É um livro que traz à tona as más decisões que tomamos por vezes, conscientes ou não. Nesta leitura são exploradas as relações humanas e as características distintas do ser humano.

A linguagem é extremamente cuidada e é evidente as influências da poesia na escrita do autor.

Este é um livro que recomendo a leitores que estejam seguros das suas emoções e capazes de suportar a exigência sentimental deste livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário