sexta-feira, 1 de junho de 2012

Leituras Maio 2012

Este foi um mês produtivo em termos de quantidade de livros assim como da qualidade dos mesmos.
Este mês tive o prazer de ler:


Os livros que li este mês têm características particularmente distintas. Talvez os livros de Rui Zink e Ricardo Araújo Pereira se assemelhem bastante pois o conteúdo de ambos denota alguma semelhança não nos seus temas mas sim no estilo de escrita (crónicas humorísticas). Estes são livros que, como disse anteriormente, fazem realmente rir. Para os leitores menos ávidos a esta actividade poderá soar estranha a ideia de rir olhando para as páginas de um livro mas é o que acontece muitas vezes enquanto se lêem estas páginas. Ambos sabem como utilizar a palavra em seu benefício e no benefício da comicidade que poderão causar.
Os outros dois são dois romances totalmente distintos escritos por autores totalmente distinto. Hubbert Selby Jr. com uma escrita dura, crua e agressiva que relata um mundo e uma sociedade que o leitor espera definitivamente que seja pura criação ficcional. Já Haruki Murakami, escritor célebre no mundo da literatura, apresenta uma escrita mais cuidado e sensível prestando especial atenção às relações humanas.

Destaco como a melhor leitura do mês o livro de Haruki Murakami, 1Q84. Este é um escritor que nunca me desilude e sempre me surpreende. Um livro magnifico, descrevendo o paralelismo entre duas vidas totalmente distintas de duas pessoas totalmente distintas. Ou talvez não. Um livro que deixa uma enorme ânsia em ler o seu segundo volume e os que venham consequentemente. Poderei arriscar e dizer que Haruki Murakami é talvez o escritor que mais prazer me dá aquando da leitura dos seus livros. E o que é a leitura senão o prazer que esta nos proporciona? De que servem horas passadas rodeado de letras se o que retiramos disso são tempos pesarosos de obrigação literária?

Em suma, um mês satisfatório com boas leituras que não me desiludiram.
   

Sem comentários:

Enviar um comentário