sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A Casa Quieta - Rodrigo Guedes de Carvalho


Este é um livro que transborda tristeza. É agonizante o seu ritmo lento e pesaroso. Estas páginas mostram-nos um arquitecto na casa dos sessenta de seu nome Salvador. Salvador é marido de Mariana, doente com cancro que aguarda (im)pacientemente o inevitável toque esquelético que a fará desaparecer. Junta-se a este elenco António, irmão de Salvador e ex-militar com um grave trauma de guerra que o transportou para a loucura. É um livro de emoções fortes que deixo uma visão negra e depressiva das vivências de uma família incomum. 

A estrutura do texto é um aspecto interessante deste livro onde o autor opta por utilizar vários saltos no tempo e vemos a acção decorrer ora no presente, ora no passado, voltando depois para o presente.
Para dizer a verdade fiquei algo frustrado após a leitura do livro. Em primeiro lugar porque acho que a ideia da história poderia ter sido desenvolvida de uma forma mais cativante mantendo ainda assim o sentido de tristeza que obviamente o autor quis deixar transparecer. Em segundo lugar sinto-me frustrado porque fica a sensação de que o autor tem talento e poderia ter feito muito melhor com as ferramentas que tem à disposição. Fica no entanto a ideia de que com um pouco mais de experiência e após conseguir criar uma identidade e um estilo próprio, Rodrigo Guedes de Carvalho poderá tornar-se para além de um excelente jornalista, um escritor a ter em conta. 

Sem comentários:

Enviar um comentário