segunda-feira, 4 de junho de 2012

De Profundis, Valsa Lenta - José Cardoso Pires

Tomarei a liberdade de não me alongar muito na opinião deste livro devido ao carácter esmagador do mesmo e ao mesmo esmagador efeito que a sua leitura me causou. Uma linguagem dura e crua. Uma simplicidade e naturalidade nas palavras que relatam a sua própria história. Perda de capacidades e ao mesmo tempo a noção dessa perda. Pedaços da vida do autor que morrem enquanto este assiste ao processo com quase plena consciência.
Nas 69 paginas que constituem a edição que possuo (ver foto) José Cardoso Pires relata os acontecimentos da sua vida enquanto utente do Hospital Santa Maria após sofrer um AVC em 1996. Tratado por João Lobo Antunes (prefaciador do livro), o autor conta como foi perder várias capacidades cognitivas. Perder a capacidade da escrita e da leitura. Os corredores do hospital que se tornaram a sua casa e área de passeio. Os outros doentes, Ramires e Martinho. Vivências que o autor menciona com tamanha genuinidade e que esmagam o leitor. 
Somos de facto frágeis. A nossa fragilidade só é notada quando com este tipo de situações nos deparamos, directa ou indirectamente. Estamos à mercê independentemente dos cuidados que tenhamos. Espero nunca ler a palavra BANHOS escrita numa placa com as letras no sentido inverso. Somos de facto frágeis.

2 comentários:

  1. Bem, não conhecia o seu blog. Acho muito interessante devido ao gosto que tenho por livros. Este em particular achei curioso pois o meu pai também ele foi operado pelo Dr. Lobo Antunes.Bem haja e boa continuação deste blog tão interessante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas amáveis palavras.
      Infelizmente tem estado parado devido a indisponibilidades horárias mas brevemente voltaei ao activo.

      Eliminar