quarta-feira, 6 de junho de 2012

Philip Roth vence Prémio Príncipe das Astúrias de Letras 2012

Um dos mais aclamados escritores Norte Americanos da actualidade vence  Prémio Príncipe das Astúrias de Letras 2012 tendo como concorrente finalista o escritor Japonês Haruki Murakami. Apontado ao Nobel constantemente, Roty junta este prémio aos seus já muitos e aclamados prémios tal como O Prémio Pullitzer, o Pen/Faulkner Award ou o National Books Critic Award. O prémio representa para além de prestígio, uma quantia monetária de 50 mil euros.
O autor de 79 anos revelou-se feliz e emocionado quando teve conhecimento do prémio que lhe fora atribuído e que já tido como vencedores Norte Americanos Arthur Miller, Susan Sontag e Paul Auster. 
Já há muito que procuro ler algo deste autor mas até aqui ainda não se proporcionou. Não procuro nos prémios autores e livros para ler mas este será sem dúvida uma das próximas leituras devido às opiniões positivos que oiço acerca deste autor.

Informações da noticia retiradas daqui e daqui.

3 comentários:

  1. Ora aqui está um autor que estimo e a quem já li coisas "assim-assim" (Complexo de Portnoy), coisas boas (o muitíssimo económico em palavras A humilhação) e coisas brilhantes (Pastoral Americana).

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora já que o vejo tão familiarizado com o autor, não se importaria decerto em aconselhar-me qual seria a melhor obra para me iniciar no mundo Roth?

      Eliminar
    2. Bem, o único problema que vejo na obra de Roth é a sua extensão: ter lido meia dúzia dos seus livros é estar a falhar em muitas leituras. :) Do que li, apontava-lhe sem qualquer dúvida "Pastoral Americana".

      Boas leituras!

      Eliminar