Um dos mais aclamados escritores Norte Americanos da actualidade vence Prémio Príncipe das Astúrias de Letras 2012 tendo como concorrente finalista o escritor Japonês Haruki Murakami. Apontado ao Nobel constantemente, Roty junta este prémio aos seus já muitos e aclamados prémios tal como O Prémio Pullitzer, o Pen/Faulkner Award ou o National Books Critic Award. O prémio representa para além de prestígio, uma quantia monetária de 50 mil euros.
O autor de 79 anos revelou-se feliz e emocionado quando teve conhecimento do prémio que lhe fora atribuído e que já tido como vencedores Norte Americanos Arthur Miller, Susan Sontag e Paul Auster.
Já há muito que procuro ler algo deste autor mas até aqui ainda não se proporcionou. Não procuro nos prémios autores e livros para ler mas este será sem dúvida uma das próximas leituras devido às opiniões positivos que oiço acerca deste autor.
Ora aqui está um autor que estimo e a quem já li coisas "assim-assim" (Complexo de Portnoy), coisas boas (o muitíssimo económico em palavras A humilhação) e coisas brilhantes (Pastoral Americana).
ResponderEliminarBoas leituras!
Ora já que o vejo tão familiarizado com o autor, não se importaria decerto em aconselhar-me qual seria a melhor obra para me iniciar no mundo Roth?
EliminarBem, o único problema que vejo na obra de Roth é a sua extensão: ter lido meia dúzia dos seus livros é estar a falhar em muitas leituras. :) Do que li, apontava-lhe sem qualquer dúvida "Pastoral Americana".
EliminarBoas leituras!