terça-feira, 22 de maio de 2012

Boca do Inferno - Ricardo Araújo Pereira

 Ricardo Araújo Pereira é um humorista português. De facto, neste momento, é possível que Ricardo Araújo Pereira seja o maior nome do humorismo em Portugal. Dividido entre Stand-Up, o projecto de sucesso Gato Fedorento, as crónicas da Visão (presentes neste livro), as crónicas no Jornal ABOLA (projecto já extinto), as rúbricas radiofónicas como O Governo Sombra ou A Mixórdia de Temáticas Ricardo Araújo Pereira afigura-se como um sucesso no panorama da comédia nacional. Mas não só de comediante se caracteriza este autor. Para além disso, é também um comentador político e, facto este deveras importante, um ávido e fanático adepto do Sport Lisboa e Benfica, clube esse que constitui muitas vezes alvo dos seus trabalhos onde este mostra a sua paixão clubística com o seu tom humorístico característica.
 Nesta obra estão reunidas um ano de crónicas deste autor  na revista semanal Visão. Os temas afiguram-se os mais diversos mantendo o autor sempre um registo cómico e jocoso. Desde política a futebol, religião e história, natureza e família. O autor aborda diferentes temas consoante os acontecimentos da semana anterior (nota que todas as crónicas remetem ao ano de 2005). O tom irónico que o autor imprime nas suas palavras promete indubitavelmente um tempo bem passado durante a leitura destas 120 páginas definitivamente animadas. Apesar de todo o discurso ser obviamente centrado no objectivo da comicidade, o autor apresenta factos, políticos e sociais, que permitirão que o leitor fique informado sobre o panorama actual e a situação do país (sendo que a maioria das crónicas são sobre Portugal). 
 Este livro cumpre aquilo que se propõe. Uma leitura interessante de um escritor que utiliza o humor inteligentemente para fazer valer os seus argumentos bem sustentados numa aura cómica. É um livro acessível que apenas requere algum conhecimento relativamente a alguns intervenientes presentes na nossa Assembleia da República para a melhor compreensão das crónicas. Ricardo Araújo Pereira é sem dúvida um humorista que aprecio e tendo em conta os livros que já li dele, um escritor que aprecio. Este sabe como utilizar as palavras a seu favor e sabe como atrair o consumidor para os seus trabalhos.

2 comentários:

  1. foi dos melhores livros que li, está excelente! parabens e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. adoro este livro e as mixordias de tematicas da radio comercial

    ResponderEliminar